27/02/2008

Livro: Hiroshima

Hiroshima, 06 de agosto de 1945. Foi para registrar esse acontecimento, que John Hersey, escreveu uma reportagem especial para a revista The New Yoker. Ele entrevistou seis sobreviventes um ano após a tragédia, porém faltava algo... Hersey queria mais, ele desejava saber como estavam as personagens da entrevista quarenta anos depois do dia que mudou a vida delas, aquele que acabou com a de milhares de japoneses e chocou o mundo inteiro.

Dessa maneira, ele transformou a reportagem um livro cheio de detalhes. É tão verdadeiro e detalhista ao ponto de causar náusea quando se lê determinados fragmentos. É preciso deixar o sentimentalismo um pouco de lado, caso queira chegar até a última página. Entretanto, você não irá se arrepender. Depois de ler Hiroshima verá que realmente é preciso dar um basta no egoísmo humano e lutar pela paz, já que o custo de uma guerra é altíssimo.

Apelidade de Little boy, a bomba não tinha nada de um garotinho inofensivo e matou mais de 140 mil pessoas. A destruição foi tamanha que o pavor de uma nova guerra usando armas nucleares mobiliza todos as nações.

O autor – Por ironia do destino, John Hersey nasceu em um país socialista: na China, em 1914. Lá ele viveu até 11 anos, mudando-se com a família para os Estados Unidos. Estudou em Cambridge e Yale. Foi condecorado com um dos prêmios mais cobiçados pelos jornalistas: o Pulitzer em 1945 pelo livro ficcional A Bell for Adano. Faleceu em 24 de marco de 1993, na Flórida.

:: Hiroshima faz parte da coleção Jornalismo literário lançado pela editora Companhia das letras, da qual faz parte também.

Editora: Companhia das Letras
ISBN: 8535902791
Número de páginas: 176

0 comentários: