25/02/2008

Livro: Relações internacionais contemporâneas

A queda do muro de Berlim foi apenas o símbolo de algo que teve suas raízes desde antes das duas guerras mundiais. A política externa e a diplomacia não são algo recente, porém muito mais antigo do que se imagina. É isso que mostra o autor José Augusto Guilhon Albuquerque no livro Relações internacionais contemporâneas – A ordem mundial depois da Guerra Fria.

Ele faz analogias entre a Guerra Fria (período em que o mundo dividiu-se em dois blocos: os dos socialistas – seguidores das URSS – e o dos capitalistas – liderados pelos EUA) e a Guerra do Peloponeso, na qual Esparta derrotou a hegemonia de Atenas. O autor também mostra algumas perspectivas com relação ao Mercosul e o papel do Brasil no mundo globalizado.

Ele é um livro não apenas para estudantes de Relações Internacionais, como para jornalistas, estudantes de sociologia, de direito ou apenas para aqueles que querem entender um pouco mais sobre os acontecimentos atuais e os seus motivos.

Um diferencial são os exercícios que o livro traz, com as respectivas respostas, o que ajuda o leitor/estudante a fixar o conteúdo.

José Augusto Guilhon de Albuquerque é pesquisador e professor de Ciências Políticas do departamento de Economia na Universidade de São Paulo. Ele é mestre e doutor em Sociologia do Desenvolvimento pela Université Catholique de Louvain.

Editora: Vozes
ISBN: 8532631193
Número de páginas: 200

0 comentários: