04/03/2008

Coleção: A loba da França - volume 5

A França passa por um período turbulento. Felipe V, então rei, continuou o planejamento político do pai, readmitindo até Enguerrand de Marigny, ministro de Felipe IV e que havia sido afastado durante o reinado de Luís X. Mas o reinado de Felipe foi curto, durou apenas seis anos. Em 1321, ele morreu devido a febres e desinteria, comenta-se que conseqüência de um envenenamento.

Como não havia deixado descendentes masculinos, o trono passou para o irmão caçula: Carlos, o Belo, que se tornou Carlos IV. Ele também estava obstinado a encontrar uma esposa de origem capetiana para continuar a dinastia, já que sua esposa tinha sido implicada no escândalo da Torre de Nesle.

Por conta dos enormes gastos feitos pelos reis anteriores, Carlos IV aumentou os impostos. Apesar de agir com rigor, ele não pode conter as incursões feitas pelos gascões apoiados pelos ingleses em território francês.

A irmã de Carlos IV, Isabel de França, reinvidicava o trono francês para o filho Eduardo III, através da regência dela juntamente com Roger Mortimer, barão de Chirk e amante de Isabel. Ela ficou conhecida como A loba da França depois da revolta dos barões que tiraram o trono de Eduardo II, já que foi ela que ajudou no destronamento do marido. Fazendo jus a sua alcunha, foi com a ajuda da rainha, Mortimer consegue invadir e se apossar da França.

Editora: Bertrand Brasil
ISBN: 8528611418
Número de páginas: 322

0 comentários: