10/03/2008

Fred Vargas: a dama do romance policial francês

Fred Vargas. Ao ler este nome, pensa-se que se está falando de um homem, não? Errado! Fred Vargas é uma mulher, considerada “a dama do crime”. Trata-se de uma escritora (ela também é arqueóloga, medievalista e trabalha no Centro de Pesquisas Cientificas da França e ainda toca acordeão!) que já vendeu mais de quatro milhões de livros no mundo.

Na verdade, Fred Vargas é o pseudônimo utilizado por Frédérique Audoin-Rouzeau. Vargas é um pseudônimo também utilizado pela irmã: Joëlle, pintora contemporânea que assina como Jo Vargas. O irmão Stéphane também é conhecido na França, pois é um historiador especializado na Primeira Guerra Mundial. Ele inspirou uma das personagens dos romances policiais de Fred Vargas: Lucien Desvernoirs, assim como Stéphane um especialista em história da Grande Guerra.

O primeiro romance de Fred ganhou o Festival Cognac em 1986. Mas esse não foi o único prêmio da autora francesa que já ganhou, pelo O homem do avesso, os prêmios: Prix Sang d'Encre des Lycéens, Trophée 813 du Meilleur roman francophone, ambos em 1999, além do Grand Prix du roman noir de Cognac 2000. Enquanto Fuja logo e demore para voltar ganhou, em 2002, Prix des libraires, Trophée 813 du Meilleur roman francophone (melhor romance em francês) e Grand prix des lectrices de Elle (categoria romance policial), além do Deutscher Krimipreis pela tradução em alemão.

0 comentários: