23/03/2008

Livros com títulos iguais, mas conteúdos diferentes

Os títulos são um dos componentes que diferenciam os livros, certo? Nem tanto. O site PaperCuts mostrou como obras com nomes quase idênticos confundem o leitor e, certas vezes, são bastante distintos. É o caso de Invisible man, escrito por Ralph Ellison e The Invisible man, cujo autor é H.G. Wells. O primeiro fala sobre a identidade afro-americana após a Guerra Civil e foi o único publicado durante a vida de Ellison, tendo ganho o National Book Award em 1953. Enquanto o segundo, trata-se de uma ficção científica escrita em 1897 por um inglês; a estória se passa num vilarejo chamado Iping de Sussex Ocidental e conta a estória de um cientista que descobre a fórmula da invisibilidade e resolve se fazer de cobaia. Em português os dois são intitulados: Homem invisível.

March: a novel (escrito por Geraldine Brooks) e The March: a novel (E. L. Doctorow) são obras literárias que se passam durante a Guerra Civil. Há casos em que os nomes são completamente idênticos. É o caso de Dark Harbor, os quais são obras de suspense; sendo Stuart Woods autor de um e David Hosp de outro.

As “coincidências” seriam atribuídas ao fato de os títulos não serem protegidos pelos copyrights. E, isso faz com que outros atributos dos livros, como o ISBN sejam indispensáveis na hora de procurar as obras.

0 comentários: