17/03/2008

Copa de Literatura 2008

A Copa de Literatura é um prêmio diferente, no qual os livros lançados em determinado ano se enfrentam como num torneio esportivo, tendo direito a quartas-de-final e tudo mais. “E cada jogo é decidido por um jurado, que escreve uma resenha para anunciar e justificar sua decisão. Na grande final, todos os jurados votam e elegem o campeão”, explica o idealizador Lucas Murtinho. A Copa foi inspirada na Tourment of books, invenção da revista eletrônica estadunidente The morning News, junto com a editora Powell.

Participam da edição de 2008, livros como O amor não tem bons sentimentos, de Raimundo Carrero (Editora Luminuras); Contramão, de Henrique Schneider (Bertrand Brasil); Era no tempo do rei, de Ruy Castro (Alfaguara); Sonho de uma noite de verão, de Adriana Falcão (Objetiva), entre outros.

A Copa está nas oitavas-de-final. Lá, além de informações sobre os concorrentes, o internauta encontrará informações e links sobre os jurados. Ainda há os resultados da edição de 2007 da Copa. E Lucas adverte que “antes que digam que a Copa dificilmente escolherá o melhor romance brasileiro do ano, adianto que já sabemos disso. O importante é que o campeonato seja divertido e o debate, inteligente”.

0 comentários: