01/03/2008

Coleção: A rainha estrangulada - volume 2

A morte de Felipe, o Belo, é marcada por coincidências atribuídas a uma lenda que diz que Jacques Molay, enquanto estava na fogueira, amaldiçoou o rei Felipe IV, o Papa Clemente V e o ministro Guilherem Nogaret. Segundo a profecia eles morreriam um ano depois. Coincidência ou não, Felipe, o Belo morreu em conseqüência de um ataque de javali. O coração de Felipe, assim como a cruz dos Templários foi levada para o Mosteiro de Poissy, onde ficaram até 1695. O que aconteceu? Um raio atingiu a igreja do mosteiro destruindo-o quase que completamente e destruindo tanto o coração de Felipe quanto a cruz.

A morte de Felipe fez seus filhos varões subirem ao trono sucessivamente. Porém eles não ficaram no trono por muito tempo, pois logo faleceram. Luis X foi o primeiro na sucessão já que era o primogênito de Felipe IV e Joana de Champagne, rainha de Navarra.

A obsessão por gerar um herdeiro que continuaria a dinastia capetiana rendeu a Luis X o apelido de o Teimoso. Com esse objetivo, Luís casou-se com Margarida de Borgonha. Do casamento nasceu não um menino para herdar o trono, mas uma garota chamada Joana.

Margarida de Borgonha e Branca de Borgonha (que casou com Carlos, irmão de Luís X) foram acusadas de adultério pela cunhada: Isabel da França, filha de Felipe, o Belo, e rainha da Inglaterra. O acontecimento ficou conhecido como Caso da Torre de Nesle.

A acusação não poderia passar impune, então, Margarida foi aprisionada numa masmorra em Château-Gaillard. Diz-se que ela morreu de tuberculose, pois a punição era além do isolamento ficar exposta aos ventos, já outros afirmam que foi estrangulada.

A esposa de Felipe V, Joana de Borgonha – irmã de Margarida e de Branca – fora isolada numa fortaleza em Dourdan. Um ano depois, por causa da influência da mãe, ela conseguiu ser libertada.

A rainha estrangulada mostra toda essa história entre novembro de 1314, com a morte de Felipe, o Belo, até a disputa entre grupos liderados de um lado por barões, conduzidos por Carlos de Valois, irmão de Felipe, o Belo; e, por outro por Enguerrand de Marigny. No livro, ele também conta a história de Guccio Baglioni, cujo papel será importante no desenrolar da série.

Editora: Bertrand Brasil
ISBN: 8528610381
Número de páginas: 266

0 comentários: